Londrina tem um possível caso de sarampo sendo monitorado
Até agora mais de 17 mil doses foram aplicadas.
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou no fim do mês passado a adesão da campanha nacional contra o sarampo. Os bebês devem ser vacinados antes de completar um ano de vida, é a dose zero, depois de um mês terá mais uma dose e com um ano e três meses outra dose da vacina contra o sarampo.
Agora o município tem um caso em monitoramento, a doença está avançando em todo o País e diversos estados têm casos confirmados.
De acordo com a diretora de vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, já foram imunizadas mais de 17 mil pessoas. A procura foi maior nas últimas semanas. Foram mais de 1,4 mil doses nesse mês de setembro e outras mais de 6 mil no mês passado.
Segundo a diretora de vigilância em saúde, Sonia Fernandes, a doença pode levar a morte.
É de extrema importância a imunização inclusive em adultos.
Sonia ressalta que estudos laboratoriais já comprovaram que não há risco algum de imunizar os bebês antes de um ano de vida contra o sarampo.
O país não havia registrado casos desde 2000, até que entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos da doença a partir de casos importados, nos estados do Ceará e Pernambuco.
Em 2016, o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação do Sarampo, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas perdeu o certificado em fevereiro deste ano.