TERCA, 28/06/2022, 12:00

Londrina vai contar com 15 novas vagas para acolher mulheres em situação de rua

Ampliação foi anunciada nesta segunda-feira (27). Investimento anual previsto para ação é de R$ 840 mil.

A prefeitura de Londrina aumentou o número de vagas em república feminina de supervisão moderada, para mulheres em situação de rua. A parceria com a instituição que presta serviço para o Município foi assinada na tarde de segunda-feira (27). 

Com isso, mais 15 vagas de moradia serão disponibilizadas, totalizando 30. O orçamento anual destinado à iniciativa, por parte do Município, será de R$ 840 mil. As mulheres atendidas moram nos espaços, participam das atividades domésticas e são acompanhadas por um educador 24 horas por dia. Jacqueline Micali, secretária da pasta, diz que a iniciativa contribui para uma maior autonomia da população atendida.

A secretária explica que, em um segundo momento, as mulheres acolhidas passam para a chamada República Leve, em que não há presença do educador social 24 horas. Por outro lado, elas contam com o apoio de equipe técnica, dando continuidade este processo.

Além do acolhimento, esta população também é atendido por outras políticas públicas, por meio do projeto Trilha da Cidadania, na busca por fortalecer a superação da situação de rua, levando em conta as características e particularidades deste público.

A secretária explica que as mulheres que serão acolhidas na república moderada já foram selecionadas e devem continuar sendo acompanhadas ao longo desse processo.

A população acolhida através dessa modalidade pode morar no espaço por, pelo menos, um ano.

O projeto Trilha da Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com a colaboração de outros órgãos e pastas, como é o caso da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

Comentários