TERCA, 06/10/2020, 18:07

Londrina volta a registrar o dia mais quente de sua história

Durante a tarde desta terça-feira, estações do Simepar instaladas na cidade bateram, pela primeira vez, a marca dos 40 graus. A segunda e a terceira temperaturas mais altas foram registradas na última semana.

Pela primeira vez na história, os termômetros bateram, oficialmente, a marca dos 40 graus em Londrina. A temperatura foi registrada às três e meia da tarde desta terça-feira pelas estações do Simepar instaladas na sede do Iapar, na zona sul da cidade. O recorde histórico, que leva em conta uma medição feita desde 1976, foi confirmado à CBN pela meteorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural, Ângela Costa.

A segunda e a terceira temperaturas mais altas da história da cidade também foram registradas nos últimos dias. Na quinta-feira, os termômetros chegaram aos 39,3 graus. Na sexta, aos 39,5. A quarta, de 39,2, que perdeu a liderança somente na última semana, é de novembro de 1985. Ângela lembra que as medições oficiais levam em conta uma série de critérios, e são feitas em áreas com sombra. É por isso que, conforme ela, outros termômetros chegaram a registrar temperaturas ainda mais altas nos últimos dias. Na sexta-feira, por exemplo, a máxima já tinha sido de 41 graus em alguns pontos do município.

A meteorologista admite, ainda, que as chances de o recorde voltar a ser quebrado nos próximos dias são grandes, uma vez que há previsão de chuva apenas para o final de semana. Ou seja, o tempo deve continuar seco e abafado na região, com o sol aparecendo forte.

Por Guilherme Batista

Comentários