SEXTA, 04/08/2023, 15:00

Macaco-prego que perdeu pata após choque elétrico é reabilitado no Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina

Animal de um ano de idade se acidentou em rede elétrica na cidade de Campo Mourão e precisou ser resgatado pelo IAT. Por conta da sequela, ele não poderá ser devolvido à natureza.

Um macaco-prego fêmea, resgatado pelo IAT (Instituto Água e Terra) após sofrer um acidente em Campo Mourão, no noroeste do estado, passou os últimos dias em tratamento no Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina, onde foi reabilitado. O animal sofreu um choque na rede elétrica da área urbana do município e precisou ter uma pata amputada em decorrência das complicações do acidente. Apesar disso, ele evoluiu bem durante o tratamento e não corre o risco de morrer. A macaquinha, que tem um ano de idade, deve passar os próximos dias em observação e, após 100% recuperada, será levada pelo IAT a um local credenciado e com condições de criá-la. De acordo com a coordenadora do hospital, Mariana Cosenza, por conta da amputação de uma das patas, não vai ser possível devolver o animal à natureza.

Além do macaco, dois gatos-do-mato também foram reabilitados pelo hospital. Os animais foram encaminhados ao ZOO Mais, na região metropolitana de Curitiba, para criação em ambiente adequado. Os filhotes, um macho que teve a pata amputada em um acidente com uma lâmina colheitadeira e uma fêmea que apresentava dificuldades para se alimentar, não tiveram contato com as mães e, por isso, não poderão ser devolvidos à natureza. No local para onde foram encaminhados, os gatos-do-mato viverão em ambiente de cativeiro.

Comentários