Mais 4 mortes por dengue foram confirmadas em Londrina
De janeiro até agora a cidade contabiliza 9 óbitos e 5803 casos confirmados
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (14), o novo boletim da dengue em Londrina. Mais 4 mortes em decorrência da doença foram confirmadas: 3 mulheres e um homem, com idades entre 14 e 89 anos. Os óbitos foram registrados entre 22 de fevereiro e 1º de março. O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, confirmou que Londrina contabiliza 9 mortes por dengue desde o começo do ano.
Desde 1º de janeiro, Londrina registra 5.803 casos confirmados de dengue e outros 8.256 estão em análise. O secretário alerta que os dados técnicos epidemiológicos apontam que o pior ainda está por vir e por isso as ações preventivas são importantes. O município está fazendo ações de campo, com mais de 200 agentes nas ruas, aplicação de veneno com bomba costal em UBSs e escolas municipais, além de mutirões de limpeza. Mas o secretário alerta que nada substitui a contribuição de cada londrinense.
O boletim também aponta um segundo caso de Chikungunya confirmado na cidade e Londrina agora registra 2 casos. O paciente mora no distrito da Warta, estava viajando e trouxe o vírus de outra cidade.
Com o aumento no número de casos de dengue na cidade, o movimento também cresceu na Upa do Sabará e na UBS do Ouro Branco que atendem exclusivamente casos de dengue. Em média, 1500 pessoas estão sendo atendidas por dia nas duas unidades.
A rede particular também registra aumento na procura por atendimento. No Pronto Atendimento Unimed, de 01 a 12 de fevereiro, 194 casos de dengue foram confirmados. Já entre 01 e 12 de março, foram 406 casos confirmados da doença.
A secretaria municipal de saúde também divulgou um balanço da vacinação contra a dengue em Londrina. Até agora foram aplicadas 6.266 doses e outras 6.938 estão disponíveis nos postos de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.