SEGUNDA, 20/07/2020, 11:09

Mais 57 novos leitos para Covid-19 começam a funcionar no Hospital de Retaguarda do HU em Londrina

São 32 UTIs e 25 enfermarias para o atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavirus

Claudia Lima conversou com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Ele fala sobre o acréscimo no número de leitos e comenta a situação epidemiológica do Paraná, que já soma 54 mil casos de coronavírus e 1.308 mortes pela doença. Vamos acompanhar.                                                                                                                                      

A primeira etapa foi inaugurada no dia 15 de junho, começaram a funcionar 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Com os novos leitos do Hospital de Retaguarda, que ocupa a maternidade recém inaugurada e a ampliação do Pronto Socorro, o HU (Hospital Universitário) passa a ter no total 66 vagas de UTI adulto, 14 UTIs pediátricas e 96 leitos de enfermaria.

Ele foi montado no prédio, que fica ao lado do HU. São cerca de cinco mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos. A abertura dos demais leitos vai acontecer conforme a contratação dos 190 profissionais de saúde, contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). A promessa é chegar aos 120 leitos, seguindo o Plano de Contingenciamento do Enfrentamento da Pandemia. Na primeira chamada de funcionários, 47 se apresentaram para assumir os cargos. Uma nova convocação já foi feita para completar o quadro.

A estrutura do Hospital de Retaguarda foi montada com um investimento R$ 10 milhões do Governo do Estado. Outros R$ 3,2 milhões foram recursos transferidos pela Câmara de Vereadores de Londrina.

Por Claudia Lima

Comentários