Mais de 2 mil carteiras de habilitação estão no Detran em Londrina aguardando pela retirada por parte dos motoristas
Em todo o estado, são 35 mil documentos nesta situação. Quem for flagrado dirigindo sem a CNH vai ser multado.
As unidades do Detran, o Departamento de Trânsito do Paraná, espalhadas por todo o estado estão abarrotadas com carteiras nacionais de habilitação (CNHs) que ainda não foram entregues aos seus donos. Normalmente, o documento é enviado pelos Correios, que faz três tentativas para entregá-lo. Caso o motorista não seja encontrado no referido endereço, a carteira fica armazenada na agência postal por 20 dias e, posteriormente, é devolvida ao Detran mais próximo. Em todo o estado, cerca de 35 mil CNHs estão nesta situação, 2.150 delas em Londrina.
Para fazer a retirada do documento, o motorista precisa ir diretamente na Ciretran do município, das 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento de horário. É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser, inclusive, a CNH antiga. Se for retirada por um representante, este deve estar com uma via de procuração reconhecida em cartório com a cópia do documento do solicitante.
O diretor-geral do Detran no estado, Wagner Mesquita, lembrou que, atualmente, o motorista também conta com uma CNH digital, mas destacou que, em alguns casos, ela não substitui o documento físico. Vale lembrar que circular sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 232, que gera a penalidade de multa no valor de R$ 88,38, retenção de veículo e três pontos na carteira.
Além disso, para que seja possível a utilização da CNH digital, é necessário o QR Code presente na versão impressa. Se a CNH foi emitida antes de maio de 2017, o porte do documento impresso ainda é necessário para fins de fiscalização. As cidades com mais carteiras retidas são Curitiba, com 15 mil; Londrina, com 2.150; São José dos Pinhais, com 1.500; Foz do Iguaçu, com 1.350; Cascavel, com 1.200; e Maringá, também com 1.200.
Somente no último ano, quase 2 milhões de processos de habilitação com emissão da CNH foram abertos no estado. O cadastro pode ser feito diretamente no site do Detran, que é o www.detran.pr.gov.br.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.