TERCA, 26/10/2021, 17:55

Mais de 50 mil pessoas devem visitar cemitérios de Londrina no feriado de Finados

Nesta quarta (27), se encerra prazo para reformas nos túmulos e população tem até sexta-feira para fazer limpeza dos jazigos.

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está realizando os últimos preparativos para o feriado de 2 de novembro, Dia de Finados. Ao longo da semana, as equipes do órgão, vão percorrer os espaços para um mutirão de limpeza.

O primeiro local a receber a ação foi Cemitério Municipal Padre Anchieta, na zona leste da cidade. A iniciativa também conta com o apoio de servidores das secretarias municipais do Ambiente e de obras, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Além disso, nesta quarta (27), se encerra o prazo para que a população faça reparos e Obras nos túmulos. No dia seguinte, quinta-feira, é a data limite para aqueles que forem realizar pintura. Já na sexta (29), é o último dia para a limpeza dos jazigos, como explica o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador.

Ele reforça que aqueles que não conseguirem finalizar os serviços no período estipulado vão poder dar continuidade às ações a partir do dia 3 de novembro. De 28 de outubro até o feriado, estas atividades ficam proibidas.

Para realizar as obras, é necessário solicitar uma autorização emitida pela autarquia, na Divisão de Cemitérios, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948. É necessário informar o CPF, telefone para contato e nome completo do profissional contratado para fazer a manutenção. O pedido pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É cobrada uma taxa de R$ 33,41.

Segundo Deliberador, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pelos cemitérios de Londrina durante a data. Aproximadamente a metade do público do período pré-pandemia, quando cerca de 100 mil visitantes foram registrados. Ele orienta que a população respeite as medidas de segurança para prevenção da Covid-19, como o uso de máscara de proteção e álcool gel, além de procurar não formar aglomerações.

O superintendente lembra ainda que flores de plástico são proibidas nos cemitérios da cidade, como forma de evitar a proliferação do mosquito da dengue. Plantas naturais são permitidas, contanto que o saco plástico que acompanha o vasinho seja retirado.

Ao todo, o município tem 13 cemitérios administrados pela prefeitura. Os maiores são o São Pedro, no centro, o Padre Anchieta, na zona leste, e o Jardim da Saudade, na região norte. Neste ano, apenas no cemitério São Pedro será realizada uma missa, às 9h, celebrada por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina.

Comentários