QUINTA, 02/08/2018, 19:13

Mais de dois meses de trabalho e a Sema ainda não sabe qual empresa é responsável por causar mau cheiro na região sul de Londrina

O problema recorrente deve ser resolvido com o apoio do IAP.

A Secretaria do Ambiente realiza uma força tarefa, há dois meses, para descobrir de onde vem o problema de mau cheiro na região sul de Londrina, apesar disso, ainda não foi possível ter a certeza de qual empresa está causando o problema.

O órgão ambiental notificou 44 empresas para entregarem documentos que apontem se possuem ou cumprem o Plano de Controle Ambiental.

Das notificadas, apenas 18 empresas apresentaram documentação à Sema.

De acordo com o Secretário do Ambiente, Gilmar Pereira, foi necessário pedir o apoio do Instituto Ambiental do Paraná – IAP para continuar com as ações de fiscalização, nesta segunda-feira as empresas que são apontadas como as possíveis causadoras do mau cheiro vão ser fiscalizadas.

A previsão é que em uma semana o órgão tenha a empresa responsável pelo problema que é recorrente na região, o mau cheiro incomoda moradores há 20 anos. Mas em determinados períodos do ano a situação se agrava.

A Sema e o IAP preveem aplicar sansões como multas, correção do problema que causa mau cheiro e até horários específicos pré-estabelecidos pela Sema para funcionamento das atividades da empresa.

A Sema tem uma principal suspeita de ser a causadora, mas ainda não divulga o nome, antes deve apurar mais uma vez com o IAP. A empresa poderá ser interditada. A intenção é que a prefeitura aponte a causadora do problema ainda na semana que vem.

Os moradores dos bairros que mais sofrem com o problema são: do Jamile Dequech, União da Vitória e Jardim Franciscato.

Comentários