TERCA, 19/01/2021, 16:18

Mais de mil pessoas, entre idosos e funcionários de asilos, fazem parte grupo que vai ser vacinado contra o coronavírus em Londrina

Ao todo, 22 asilos devem ser contemplados pela campanha: 18 particulares e quatro conveniadas com o poder público.

Depois dos profissionais de saúde, será a vez dos idosos e funcionários de asilos receberem a vacina contra o coronavírus em Londrina. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal do Idoso, e já repassado à Saúde, fazem parte deste segundo grupo prioritário 1.056 pessoas, sendo 593 idosos e 463 profissionais que trabalham nos abrigos. Ao todo, 22 asilos devem ser contemplados pela campanha: 18 particulares e quatro conveniadas com o poder público.

 

Em entrevista à CBN nesta terça-feira (19), a secretária do Idoso, Andrea Ramondini, garantiu que o número já foi repassado à Secretaria de Saúde. Apesar disso, ela não soube estipular uma data para o início da vacinação nos asilos, uma vez que a primeira leva de doses vai ser destinada em sua totalidade para os profissionais de saúde. Tudo vai depender, conforme a secretária, do sistema de logística da autarquia e, principalmente, do envio de mais vacinas ao município.

 

Ela também ressaltou a importância da vacinação dos idosos dos asilos, lembrando que, durante a pandemia, dois surtos de coronavírus foram registrados em unidades da cidade. Pelo menos onze internados morreram. 

 

De acordo com a secretária, o público dos asilos merece uma atenção especial porque é formado, na maioria dos casos, por pessoas com a idade bem avançada e doenças graves, que podem se tornar ainda piores quando há o contágio da Covid-19.

Por Guilherme Batista

Comentários