Mapeamento de Inovação das Instituições de Ensino Superior de Londrina apresenta laboratórios e projetos desenvolvidos nas 10 instituições da cidade
O material traz informações sobre a infraestrutura de laboratórios, projetos e linhas de pesquisa e é voltado para empresários que necessitam de inovação
O Mapeamento da Inovação das Instituições de Ensino Superior de Londrina foi lançado nesta quinta-feira (03), na sede do Sebrae/PR em Londrina. O caderno traz informações das dez instituições que fazem parte da Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina e aponta os diferenciais e como cada uma pode contribuir com o ecossistema de inovação. De acordo com a presidente da Governança, Flávia Frutos, a intenção é diminuir o distanciamento entre a academia e o mercado, problema antigo apontado por empresas que necessitam de apoio para inovar processos, produtos e serviços.
Logo após o lançamento, foi realizada uma rodada de negócios entre as instituições de ensino superior e empresários. De acordo com o gerente regional do Sebrae/PR, Fabricio Bianchi, o objetivo é diminuir a burocracia e facilitar o acesso do mercado às soluções que a academia pode oferecer.
O empresário Jorge Fornasier tem uma indústria de lavadoras de alta pressão e bombas de graxa, além de uma linha de móveis de aço. Ele já fez parceria com a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o que fez com que mudasse a forma de produzir uma banqueta multiuso.
O teste de resistência foi feito pela equipe da UEL – Universidade Estadual de Londrina e apontou que a banqueta multiuso produzida por Fornasier aguenta 1 tonelada de peso. Agora o empresário já está fechando nova parceria para desenvolver a mesma banqueta com menos matéria-prima.