Marcelo Belinati defende diálogo sobre comércio 24 horas em Londrina
Prefeito se reuniu com representante dos comerciantes e trabalhadores e irá adiar sanção de lei que mexe no Código Posturas para semana que vem.
Dois dias após aprovação definitiva do projeto de lei que liberou a abertura do comércio de rua 24 horas por dia em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati (PP) fez uma reunião rápida na manhã desta quinta-feira (30) em seu gabinete com os representantes dos sindicatos dos empregados e trabalhadores do ramo. O objetivo do Sincoval (Sindicato dos Comércio Varejista de Londrina) e do Sindecolon (Sindicato dos Empregados do Comércio) é que o Executivo tenha cautela antes de sancionar a lei que irá mexer com o Código de Posturas do município.
A proposta assinada pela vereadora Jessica Ramos Moreno, a Jessicão (PP), tramitou durante dois anos na Câmara Municipal e foi aprovada na última terca-feira (28), mas ainda segue sem consenso. Questionado em coletiva de imprensa, o prefeito informou que a conversa com os representantes sindicais foi breve, mas Belinati não quis adiantar se irá sancionar a medida.
Mesmo após o processo longo e desgastante e aprovação maciça entre os vereadores, o presidente do Sindecolon, Manoel Teodoro da Silva, está confiante que o prefeito irá fazer ponderações sobre as preocupações da classe.
Segundo o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, a sanção do projeto é importante para fomentar a economia local, mas há segmentos preocupados com a segurança pública para poder abrir as portas fora do horário convencional.