QUARTA, 07/06/2023, 16:36

Marcelo Belinati diz que prefeitura e sociedade civil organizada "têm a missão" de levantar custos para a construção do Contorno Leste, em Londrina

Intervenção viária, que visa ligar PR-445 a BR-369, foi tema de reunião em Curitiba esta semana. Governo estuda incluir obra no novo modelo de pedágio, o que pode encarecer tarifa ao motorista, ou, ainda, custear com recursos próprios o serviço.

O prefeito Marcelo Belinati comentou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7), o teor da reunião realizada em Curitiba na segunda para discutir as obras do chamado Contorno Leste, em Londrina. O encontro, encabeçado por Belinati e pelo governador Ratinho Junior, contou com a presença de vereadores, deputados federais e estaduais e representantes de entidades da sociedade civil organizada de toda a região. Foi entregue ao governador um pedido para que as obras do Contorno sejam incluídas no próximo modelo de pedágio, que deve ir a leilão em agosto. O governo, por sua vez, se mostrou preocupado com a possibilidade de a inclusão encarecer a tarifa que será paga pelo motorista e, ainda, atrasar o firmamento dos contratos. Uma alternativa apresentada durante o encontro foi o custeio da obra com recursos próprios do Estado. Belinati disse que Ratinho Junior se mostrou bastante receptivo à ideia, mas adiantou que, antes de qualquer definição, a prefeitura e a sociedade civil organizada da região vão precisar trabalhar para levantar os custos que o poder público terá com a obra. Os dados, conforme o prefeito, podem dar ainda mais embasamento para a reivindicação.

O Contorno Leste ligaria as rodovias BR-369 e PR-445 e, consequentemente, tiraria do perímetro urbano da cidade o tráfego de veículos pesados que só estão de passagem pela região. Segundo o prefeito, a rota também seria usada por moradores de cidades de todo o estado e do interior de São Paulo que chegam e saem da região pelo Aeroporto de Londrina.

Além disso, conforme o prefeito, a obra ajudaria a melhorar o trânsito na avenida Dez de Dezembro, que, apesar da implantação do Arco Leste, continua sendo a via mais utilizada pelos motoristas que querem cruzar a cidade.

Comentários