Média móvel de casos de coronavírus dobra em duas semanas em Londrina, mas prefeito garante que quadro da doença continua estável na cidade.
Apesar disso, ele alerta que pessoas precisam continuar se cuidando para que situação não saia do controle assim como o que aconteceu em outras cidades do estado. Cenário atual também ajudou poder público liberar horário especial do comércio para o final de ano.
O prefeito Marcelo Belinati realizou uma live nas redes sociais durante a noite deste domingo (29) para atualizar a situação da pandemia de coronavírus em Londrina. De acordo com os dados apresentados, a chamada média móvel de casos da doença registrados diariamente na cidade dobrou em duas semanas, indo de 64 para 117.
Apesar desse aumento considerável, Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que também participou da live, garantiram que o quadro da doença continua estável no município se comparado à situação de outras cidades do estado, como Curitiba e Maringá, que, conforme o prefeito, viram o surto sair novamente do controle nas últimas semanas.
O principal dado usado durante a live para essa comparação envolveu os chamados casos ativos da doença, de contaminados que continuam sendo acompanhados pelo poder público e que podem infectar outras pessoas. Enquanto Curitiba apresenta mais de 13.300 casos ativos e Maringá quase 3 mil, Londrina tem, atualmente, "apenas" 328.
Belinati destacou, entretanto, que as pessoas precisam continuar se cuidando, citando que, antes de chegar à prefeitura, passou pelo lago Igapó e observou uma multidão, formada por muitas pessoas sem máscaras, utilizando o espaço.
Ele também garantiu que a doença só continua sob controle porque o município tomou medidas mais duras de restrição nos últimos meses na comparação com o que foi colocado em prática pelas outras cidades.
O cenário atual também ajudou o poder público a liberar um horário especial para o comércio visando as compras de final de ano. A partir de quinta-feira, 3 de dezembro, as lojas do chamado comércio de rua poderão funcionar das nove da manhã às dez horas da noite de segunda a sexta-feira, e até as seis da tarde aos sábados.