QUARTA, 20/07/2022, 12:00

Mês de julho segue sem chuva na região de Londrina

O tempo seco favorece algumas culturas agrícolas, que seguem em colheita, como o milho safrinha.
 

Zero milímetro. Este foi o índice de chuva na região norte do Paraná no mês de julho, que deve terminar sem nenhum registro de precipitação.

A média histórica de chuva para o mês, de acordo com o levantamento que é feito pelo Simepar, é de 69 milímetros. Há 28 dias não chove em Londrina e esse cenário de tempo seco e dias quentes deve se estender até agosto.

De acordo com a meteorologista Heverly Moraes, do IDR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, a seca tem reflexos na produção de alimentos. Alguns são favorecidos pelos dias ensolarados. Outros podem ter impacto direto na produtividade. 

A cultura do milho, por exemplo, avança a colheita no Paraná, aproveitando a falta de chuva. É a segunda safra do grão no ano, a safrinha como é mais conhecida. De acordo com o último relatório do Deral, o Departamento de Economia Rural do Estado, o Paraná colheu 30% da área destinada ao milho.

O gerente comercial da cooperativa Integrada, Maquiel Cagol, explica que muitos agricultores ficaram com receio de investir na segunda safra de milho, a exemplo da geada do ano passado, que atingiu os Estados do sul do país.
Apesar da pressão, a cultura do milho tem apresentado boa produtividade: 72% das lavouras do Paraná estão em boas condições de desenvolvimento.
 

Comentários