SáBADO, 11/06/2016, 10:10

Mesários em Londrina começam a ser convocados nessa semana para as eleições municipais

Em todo o país 2,4 milhões de pessoas foram convocadas para trabalharem nas eleições de 2014.

A Justiça Eleitoral inicia nessa semana a convocação dos mesários para as eleições municipais de outubro. A nomeação é feita por meio de um comunicado oficial, por meio de carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais e por e-mail, além de ter o nome divulgado no Diário Oficial.

Segundo o responsável pela assessoria de imprensa do TRE-PR, Marden Machado, o próprio Tribunal Regional Eleitoral deve fazer um treinamento com os mesários antes mesmo do pleito.

Em todo o país 2,4 milhões de pessoas foram convocadas para trabalharem nas eleições de 2014, desses pelo menos 1 milhão e 300 mil pessoas se colocaram à disposição da Justiça Eleitoral de forma voluntária.

Cada dia trabalhado nas eleições da direito a dois dias de folga no trabalho. A inscrição para mesário voluntário pode ser feita até o dia 3 de agosto nos Tribunais Regionais Eleitorais ou pelo site que depois confirmará a participação do voluntário ou não.

Os eleitores menores de 18 anos de idade e os que não possuem a situação regular com a Justiça Eleitoral não podem compor a mesa receptora, nem como voluntário. Além de candidatos, cônjuges e parentes até o segundo grau de candidatos, membros dos diretórios de partidos que exerçam função executiva; os agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral. 

Em relação à faltas de convocados ou voluntários haverá 30 dias para justificar, caso a justificativa não seja acatada pela Justiça Eleitoral o eleitor que faltou no pleito pode pagar uma multa de um salário mínimo ou 50% sobre o salário vigente na zona eleitoral em questão.

E se for servidor público ele recebe suspensão de 15 dias sem pagamento. Outras informações no site www.tre-pr.jus.br.

Comentários