SEXTA, 20/09/2024, 15:45

Mesmo sem biometria, eleitores em Londrina poderão votar normalmente

Exceção fica para quem não tiver regularizado o título de eleitor e estiver com o documento cancelado

Sem a biometria é possível votar? Esse é o questionamento que muita gente tem feito à Justiça Eleitoral recentemente. Afinal, restam menos de 20 dias para as eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro.

Mas de acordo com o juiz eleitoral Mauro Ticianelli, mesmo sem a biometria cadastrada, é possível ir às urnas nas Eleições Municipais 2024. O único requisito que impossibilitaria o eleitor é o cancelamento do título. E o prazo para a regularização do documento terminou há alguns meses.

A biometria confere mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, além de evitar a formação de filas nas seções de votação.

Porém, quem estiver com cadastro regular, mesmo que não tenha registrado a biometria na Justiça Eleitoral, pode votar normalmente com apresentação de um documento com foto. Antes, é importante verificar a situação do título de eleitor, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

De acordo com a Justiça Eleitoral, do total de 8.646.524 eleitores aptos a votar no Paraná, 8.085.707 estão com a biometria cadastrada, ou seja, 93,52% do eleitorado paranaense.

 

Com a colaboração de João Gabriel Rodrigues

Por Rafael Sanchez

Comentários