SEGUNDA, 03/02/2020, 07:06

Mesmo sem confirmação de casos de Coronavírus no Paraná, Hospital Universitário de Londrina cria protocolo de crise

Superintendente garante que equipe está preparada para realizar os procedimentos necessários em casos suspeitos.

O único caso suspeito de Coronavírus no Paraná foi descartado na semana passada. Um alívio para a população e para os hospitais. A superintendente do Hospital Universitário de Londrina (HU) VivianiBiazon, afirma que apesar desta negativa, a equipe da unidade está preparada, com protocolos própriospara possíveis casos suspeitos encaminhados.

A superintendente destaca que não há motivo de alarde. A situação está sob controle e comissões internas de controle de infecção estão preparadaspara atender possíveis casos do vírus.

A definição de quadro suspeito estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o paciente esteja com febre, com pelo menos um sintoma respiratório, ter tido possível contato com a doença e estado em qualquer lugar da China nos últimos dias.

Segundo a OMS, 2% dos casos confirmados de Coronavírus no mundo resultam em morte.Até o fechamento desta edição, o número de casos suspeitos havia subido para 12, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. O estado de São Paulo concentra a maioria das possíveis infecções, com 7 casos em investigação. De acordo com a pasta, cinco estados têm casos investigados.

Por Claudia Lima

Comentários