QUINTA, 10/08/2017, 18:48

Ministério da Ciência e Tecnologia decide criar escritório de Centro de Tecnologia da Informação em Londrina

Instituição atua no desenvolvimento de tecnologias de ponta relacionadas a hardware e software.

O Escritório de Londrina do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer será o segundo do país e vai atender toda a Região Sul. O CTI existe há 35 anos e tem sede em Campinas. O Centro tem atuação destacada nas áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A implantação do escritório de Londrina deve facilitar a viabilização de um plano de incentivo a projetos de interesse local e regional no setor. Para o deputado federal Alex Canziani, do PTB, que articulou a negociação para a chegada do Centro, a cidade já tem uma história na Tecnologia da Informação e da Comunicação e deve se beneficiar com o escritório do CTI.

Segundo a direção do CTI, a implantação da unidade londrinense reflete os interesses do órgão, que procura expandir e descentralizar as atividades. O Centro já tem projetos em andamento no Paraná, como a parceria com a Itaipu Binacional na área de computação de alta performance. De acordo com a direção do CTI, o escritório deve começar a funcionar aqui na cidade até o final do ano. Para Canziani, o desenvolvimento de novas tecnologias para o agronegócio é um caminho natural para os projetos a serem desenvolvidos por aqui.

Para o Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná, o escritório vai alavancar a vinda de mais empresas para a cidade, que já conta cerca de 70 empresas associadas. A cerimônia de assinatura do decreto autorizando a instalação do CTI em Londrina teve a presença do ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab e do prefeito Marcelo Belinati. 

Comentários