TERCA, 14/02/2017, 18:45

Ministério Público de Londrina cobra medidas da prefeitura sobre fila de espera para “Passe Livre”

E alerta que idosos não precisam enfrentar filas para conseguirem gratuidade em ônibus intermunicipais.

O promotor do Ministério Público de Defesa do Consumidor de Londrina, Miguel Sogaiar, ficou incomodado com a forma que estão sendo tratados os que precisam de gratuidade do transporte coletivo urbano e intermunicipal.

Segundo Sogaiar, o problema em relação ao Passe Livre tem se mostrado nas mais de 5h de espera de muitos para que consigam renovar o cadastro ou fazê-lo pela primeira vez. O problema é que teve gente que ficou na chuva esperando a vez e precisa chegar muito cedo para receber a senha.

As pessoas reclamam do pouco número de pessoas atendendo. É o caso da loja de atendimento do Royal Plaza Shopping com dois atendentes e um para triagem.

São quatro pontos de atendimento no terminal central, na Rua Quintino, no Mufato da Duque de Caxias e no Royal, mas apenas um posto atende os que ainda são novatos no Passe Livre, ou seja, para o primeiro cadastro.

O promotor cobrou medidas da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – CMTU, que nos informou pela assessoria de imprensa que o presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, por sua vez cobrou agilidade no atendimento.

Mas a assessoria de imprensa da Grande Londrina nos informou que não será possível ampliar o quadro de funcionários nos atendimentos.

Nesse caso a promotoria de defesa do consumidor nos informou que deverá notificar oficialmente os órgãos se o problema permanecer.

Já em relação aos atendimentos aos idosos para um cadastro de transporte coletivo intermunicipal incomodou o promotor pelo fato de ter exigência de prazo para o cadastro por uma empresa de ônibus o que gerou filas imensas no Terminal Rodoviário de Londrina e idosos tendo que madrugar nas filas. O promotor cobrou medidas da empresa que não limitou a data de cadastro, ou seja, os idosos podem ir quando puderem fazer o cadastro. Tudo porque está no Estatuto do Idoso o direito desse serviço de graça.  

A gratuidade do transporte interestadual vale para pessoas acima de 65 anos.

Comentários