TERCA, 04/05/2021, 10:05

Ministério Público e Ministério do Trabalho em Londrina emitem recomendação para que rede de supermercados corrija nota em que nega surto de Covid-19

Empresa acatou determinação após vigilância sanitária confirmar números de casos ocorridos no mês março. 

O Ministério Público do Paraná, por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina (Norte-Central do estado), e o Ministério Público do Trabalho encaminharam recomendação conjunta ao responsável por uma rede de supermercados que havia negado surto de Covid em março em uma das suas lojas. 

Os órgãos pediram que a rede “promova, urgentemente, a retificação da Nota de Repúdio ao uso de fake news, especificamente no ponto em que negou a ocorrência de surto de Covid-19” em uma de suas lojas na cidade. A Vigilância Sanitária do Município confirmou a ocorrência de surto de Covid-19 no estabelecimento.

Nota Orientativa da Secretaria de Saúde do Paraná preconiza que quando há três casos em uma empresa já é considerado surto. 

A recomendação cita que o supermercado forneceu listagem segundo a qual, no decorrer do mês de março, 35 funcionários da unidade tinham sido afastados com suspeita de contaminação. Destes, 15 testaram positivo, 10 testaram negativo, 7 aguardavam os resultados e 3 estavam relacionados a contatos domiciliares de casos positivos.
 
Informou ainda que, do total de casos positivos, 6 foram confirmados na primeira quinzena do mês e outros 9 na semana de 18 a 26 de março, o que caracterizaria surto.

Conforme a recomendação, o esclarecimento à população e o teor da recomendação devem ser publicados no site e nas redes sociais oficiais do supermercado, sendo que o descumprimento poderá resultar na propositura de ação civil pública e instauração de inquérito policial, bem como em outras medidas correspondentes. 

No começo da tarde desta segunda-feira, o MP foi informado de que o supermercado acatou a decisão.
 

Por Guilherme Marconi

Comentários