SEXTA, 03/04/2020, 11:31

Ministério Público envia ofício à prefeitura recomendando que comércio permaneça com as portas fechadas em Londrina

Para promotora Susana de Lacerda, isolamento social é a única forma de se barrar o avanço desenfreado do coronavírus na cidade.Ela também faz um alerta para pessoas que têm saído de casa, e diz que essa atitude pode contribuir para o aumento de casos da Covid-19.

A Promotoria de Defesa da Saúde em Londrina enviou um ofício ao prefeito Marcelo Belinati nesta quinta-feira recomendando que ele prorrogue o decreto municipal, com vencimento marcado para este domingo, que estabeleceu o fechamento de boa parte do comércio em Londrina por conta da pandemia de coronavírus. Para a promotora Susana de Lacerda, o poder público precisa embasar a decisão em critérios técnicos e científicos das autoridades da área da saúde, que, desde o início do surto da Covid-19, têm batido na tecla do chamado isolamento social. Na avaliação dela, e também do comitê montado na cidade para acompanhar o avanço da doença, seria temeroso por parte do município interromper a medida de contenção.

A promotora também fez questão de emitir um alerta às pessoas que, apesar do período conturbado, têm insistido em sair de casa. O movimento de carros nas ruas e de londrinenses passeando ou fazendo atividades físicas em pontos como o lago Igapó e o Zerão aumentou consideravelmente nos últimos dias. Susana destaca que, como não há o toque de recolher em Londrina, não pode tomar nenhuma atitude administrativa ou criminal para impedir as saídas, mas adverte que essas atitudes podem contribuir diretamente para o aumento de casos de coronavírus.

Por Guilherme Batista

Comentários