SEGUNDA, 08/04/2019, 19:50

Ministra da Agricultura visita ExpoLondrina e participa do Fórum do Agronegócio

Após palestra no evento, Tereza Cristina Dias falou com jornalistas sobre vários assuntos, entre eles mudanças no seguro agrícola e o fim da tabela de frete dos caminhões.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina Dias, chegou a Londrina no início da tarde e após almoçar na sede da Sociedade Rural deu um rápido passeio pelo Parque de Exposições. A ministra conheceu a Fazendinha e em seguida falou para uma platéia de empresários e produtores rurais no 3º Fórum do Agronegócio, evento realizado dentro da Programação da ExpoLondrina.

Na saída do evento, Tereza Cristina Dias conversou com os jornalistas sobre vários assuntos, entre eles o Plano Agrícola e Pecuário. A ministra defendeu mudanças, inclusive com aumento do subsídio do Governo Federal para o seguro agrícola, mas garantiu que não é contra o Plano.

Perguntada sobre um possível fim da polêmica tabela de frete, que foi implantada no ano passado após a greve dos caminhoneiros, Tereza Cristina Dias afirmou que a tabela engessou o setor e tem criado distorções em alguns setores e deixado, inclusive, caminhoneiros autônomos parados.

Questionada sobre possíveis prejuízos nas relações comerciais com os países árabes após a visita do presidente da República a Israel, a ministra adiantou que essa semana terá um jantar em Brasília com 51 embaixadores árabes para, como ela mesma disse, abrir a relação.

Tereza Cristina falou ainda sobre a antecipação da retirada da vacinação contra a aftosa no Paraná, polêmica que começou no ano passado e vem dividindo os produtores do estado.

Além da ministra Tereza Cristina Dias, também participaram do Fórum do Agronegócio, dois ex-ministros da mesma pasta dela, Reinholds Stephanes, atual secretário de Gestão Pública do Paraná – e Alysson Paolinelli, atual presidente da Abramilho, e o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara.

Comentários