QUARTA, 05/01/2022, 18:35

Moradores da zona leste reclamam de mau cheiro na região

Secretaria Municipal do Ambiente está investigando e suspeita que uso de adubo orgânico pode ter causado problema.

Moradores de um condomínio da zona leste de Londrina têm se queixado de mau cheiro na região, próxima à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em um grupo de WhatsApp, diversas mensagens tratavam sobre o problema.

Um dos recados dizia que a situação estava “insuportável”. Alguns membros, apontaram para a possibilidade de o odor ser resultado do uso de adubos em plantações nos arredores. Outros chegaram a falar que “não dava para respirar”. O engenheiro André Lombardi, que mora na região, diz que o incômodo era perceptível desde terça-feira.

De acordo com Esther Romero, gerente de fiscalizações da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), a pasta recebeu reclamações a partir da tarde de terça. Já na quarta (5), servidores visitaram o local para identificar a possível causa do mau cheiro.

Ela explica, porém, que a hipótese de criação de suínos na região já foi descartada. Agora, os agentes seguem investigando o caso e trabalham com a possibilidade de o odor estar ligado ao uso de adubo orgânico em alguma propriedade da região.

Caso se confirme que o mau cheiro foi provocado pelo uso do produto, a propriedade identificada pode receber uma notificação orientativa sobre a maneira correta de utilizar o material. Esther explica que a aplicação deve ser feita, de preferência, no fim do dia, para que haja um período em que o adubo possa ser absorvido pela terra.

A população pode encaminhar denúncias, de forma anônima, à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) pelos telefones 3372-4770 ou 3372-4771, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A Gerência de Fiscalização Ambiental também disponibiliza um WhatsApp, que é o (43) 99994-1721, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Comentários