TERCA, 22/05/2018, 19:05

Mortes de motociclistas aumentam quase 20% em Londrina nos primeiros quatro meses do ano

Das 13 mortes registradas, 8 foram de pessoas com idade entre 18 e 30 anos. CMTU decide fazer blitz para conferir itens básicos de segurança e tentar sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma direção mais defensiva.

Os dados são do Placar do Trânsito e mostram que as mortes de motociclistas aumentaram 18% em Londrina entre janeiro e abril na em comparação com o mesmo período do ano passado. De olho nesses números, a CMTU montou uma programação com várias blitz educativas para tentar sensibilizar os motociclistas sobre os perigos do trânsito e o grande número de mortes entre os que trafegam sobre duas rodas.

Nessa terça-feira, a blitz foi na BR-369, perto do Detran. Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o aumento do número de mortes e de acidentes está relacionado à fragilidade do motociclista diante dos outros veículos e ao comportamento deles.

A ação faz parte da programação da campanha Maio Amarelo e conta com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Das 13 mortes registradas no primeiro quadrimestre, 8 foram de motociclistas com idade entre 18 e 30 anos.

O coordenador de Educação da CMTU explica que o perfil geral das vítimas é de jovens, com pouca experiência no trânsito, mas muito entusiasmo.

Ribeiro afirma que os agentes da CMTU têm uma rápida conversa com os motociclistas para tentar sensibilizá-los sobre a necessidade de uma direção mais defensiva em um trânsito já tão violento. E diz que eles têm sido receptivos. Mas, antes do bate papo são conferidos alguns itens básicos, como pneus, capacete e a CNH.

Além da conversa, os motociclistas também receberam antenas corta-pipa. Até o fim da semana, as operações da CMTU se repetem em outras regiões da cidade, sempre em vias de grande movimentação.

Comentários