SEXTA, 27/08/2021, 09:45

Motoristas de aplicativo reclamam da dificuldade em pegar e deixar passageiros no centro de Londrina

Projeto de lei apresentado na Câmara quer criar vagas exclusivas para resolver o problema

O novo sistema de videomonitoramento usado pela CMTU para fiscalizar o trânsito em Londrina trouxe uma dor de cabeça para os motoristas de aplicativo, principalmente no centro da cidade. Sem vagas de embarque e desembarque e até mesmo de estacionamento, eles estão sendo multados por parar em fila dupla ao pegar ou deixar passageiros no ponto indicado no aplicativo.

Para tentar resolver esta situação, a vereadora Jessicão apresentou um projeto de lei criando a “Vaga Azul”, espaços reservados em pontos estratégicos, com limitação de um minuto para que o motorista faça o embarque ou desembarque do passageiro. A medida prevê identificação dos veículos de aplicativos por meio de adesivos ou painéis iluminados e fiscalização do uso da vaga pela CMTU, Guarda Municipal ou até mesmo pelas câmeras. Quem passar do tempo, leva multa em valor ainda a ser estipulado, dobrando em caso de reincidência.
Segundo a vereadora, a demanda partiu dos próprios motoristas. 

O motorista Alisson Francisco afirmou que parte da categoria tem evitado pegar corridas na região central por conta do risco de multas no embarque e desembarque. Segundo ele, há casos em que o motorista fica sem opção de parar no local exato pedido pelo cliente, e aí acaba entre a opção de atender o passageiro e levar a multa, ou parar em uma vaga nas proximidades e receber uma avaliação negativa no aplicativo.
O projeto foi protocolado na última quarta-feira e ainda precisa passar pelas comissões da Câmara antes de ser levado à votação em plenário. A CMTU ainda não se posicionou oficialmente sobre a proposta.

Comentários