QUARTA, 13/05/2020, 12:44

MPF recomenda que shoppings de Londrina melhorem as condições do ar-condicionado

Eles têm 72 horas para responder o órgão. O objetivo é prevenir doenças, como o coronavirus em época de pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a adoção de procedimentos básicos de limpeza, remoção de sujeiras e manutenção do estado de integridade e eficiência dos ares-condicionados dos shoppings centers de Londrina. O objetivo é prevenir doenças e garantir boa qualidade do ar nos espaços, que foram reabertos após decisão do prefeito Marcelo Belinati no último dia 8.

Na recomendação, o órgão pede que seja priorizada a manutenção no sistema de renovação do ar dos estabelecimentos comerciais e que a climatização fique em operação o tempo todo. Caso a opção seja desligá-lo, ao reiniciá-lo, a orientação é aguardar no mínimo duas horas antes de liberar a ocupação por pessoas.

Além disso, que os “sistemas de exaustão mecânica de sanitários, copas, salas de copiadoras, cozinhas e outros disponíveis devem permanecer ligados com operação em máxima vazão de ar, para contribuir com a renovação de ar dos ambientes vizinhos”.

Segundo a assessoria de imprensa do MPF, a direção dos shoppings da cidade tem 72 horas, após receber o documento, para dar uma resposta às recomendações.


De acordo com a assessoria do Shopping Boulevard, a direção ainda não foi notificada, mas está “cumprindo com todas as exigências do decreto municipal e também seguindo rigorosamente o protocolo da Abrasce” (Associação Brasileira de Shopping Centers). 

O Aurora shopping, também por meio da assessoria de imprensa, informou que não foi notificado da recomendação do MPF.

O Londrina Norte Shopping também informou que ainda não foi notificado. Segundo a assessoria, a direção ainda não recebeu o documento.

O Catuaí Shopping informa que ainda não foi notificado para realizar a avaliação das medidas sugeridas. “No entanto, o empreendimento adianta que a manutenção de todo o sistema de condicionadores de ar e exaustores faz parte da rotina operacional do shopping que segue rigorosos procedimentos e indicações da legislação vigente”.

Por Claudia Lima

Comentários