Londrina confirma mais dois casos de varíola dos macacos.
Ao todo, dez pessoas já contraíram a doença e 6 casos são considerados suspeitos
A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina atualizou nesta terça-feira (20) o número de casos de varíola dos macacos. São dois homens um de 31 e outro de 34 anos de idade tiveram teste positivos e estão em isolamento domiciliar. Ao todo, a cidade registrou até agora 10 casos confirmados.
Ainda há outros 6 casos suspeitos da doença em Londrina, que ainda aguardam resultados de exames.
Até agora foram 61 notificações, sendo 10 confirmações, 6 suspeitos e 35 descartados. Ainda assim 4 pessoas não coletaram e 6 exames exames foram inconclusos ou indeterminado com problemas na análise.
Segundo e o secretário de saúde, Felippe Machado, os exames levam em média 10 dias para ficarem prontos porque são encaminhados para um laboratório de São Paulo.
O secretário informa que assim que as lesões na pele aparecem, o protocolo exige o isolamento obrigatório para conter a disseminação do vírus. Segundo ele, qualquer unidade básica de saúde pode ser procurada para o início do tratamento.
Entre os sintomas da monkeypox estão febre, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares e lesões na pele. Importante relembrar que a doença afeta todo mundo, independente de sexualidade, idade ou raça.