TERCA, 12/05/2020, 11:57

Município passa a testar pessoas atendidas na UPA e em UBSs de Londrina

Com isso, estima-se um aumento no número de casos confirmados na cidade por conta da testagem mais abrangente

O secretário municipal de saúde, Felippe Machado falou sobre as mudanças na testagem de Covid-19 em Londrina. Ele esclarece que agora passam a ser testadas pessoas sintomáticas leves, mediante pedido médico. Mais de 100 testes, dos quatro mil comprados pela prefeitura, já foram realizados pelo laboratório da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que ainda aguarda a validação por parte do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para continuar o processo. Até o momento, apenas quatro testes deram positivo e segundo o secretário, o 5º caso, que é obrigatório, deve testar positivo até esta quarta-feira.

Esses pacientes são aqueles atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jd. Sabará. Ou seja, os exames não ficam restritos a pessoas internadas em estado grave no Hospital Universitário (HU), como anteriormente.

O secretário destaca que esses exames se somam aos 300 semanais enviados pelo governo do estado, que priorizam os casos mais graves. Esses são coletados aqui e levados para o Lacen, em Curitiba. Ainda segundo o secretário, o município realizou 1300 testes em 60 dias. Agora, a intenção é utilizar toda a capacidade do laboratório da UEL e realizar até 200 exames por dia.  

Segundo o boletim diário divulgado pela prefeitura, os números não crescem. Para o secretário, isso é resultado de uma série de medidas de restrição adotadas pela prefeitura, que barrou a circulação do vírus.

Com o aumento da testagem, Machado não acredita em uma “explosão” na quantidade de confirmações, e sim em um aumento considerável. Estudos mostram que a cada um infectado, existem de oito a 15 casos não diagnosticados.

Por Claudia Lima

Comentários