QUINTA, 17/11/2016, 18:50

Municípios da região devem quase R$ 1 milhão à prefeitura de Londrina

3 cidades deixaram de fazer os repasses do SAMU desde o início do ano.

As três cidades que deixaram de fazer os pagamentos são Primeiro de Maio, Assaí e Alvorada do Sul. Outros 5 municípios estão pagando valores que chegam a até 80% do valor mensal a ser repassado à secretaria de Saúde de Londrina. No total, 21 municípios da região fazem parte dessa espécie de consórcio para administrar o SAMU regional. As despesas são repartidas entre todas as cidades e a gestão fica por conta de Londrina. Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martin, a dívida total chega a R$ 870 mil.

Os débitos vinham se acumulando desde 2012 e no ano passado a secretaria de Saúde iniciou uma negociação com todos os municípios para que os pagamentos fossem regularizados. Segundo Gilberto Martin, pelo acordo firmado com todos os 21 prefeitos, os valores poderiam ser cobrados judicialmente. Por isso as dívidas estão sendo repassados à secretaria da Fazenda do Município.

Segundo o secretário, no acordo fechado no início do ano, as dívidas dos municípios seriam pagas em até 60 vezes e o valor per capita definido para todas as cidades foi de 26 centavos.

Comentários