Muros do Cemitério São Pedro agora tem “cerca elétrica virtual”
O dispositivo é acionado por meio de movimento e está conectado à central de monitoramento da Guarda Municipal
A Secretaria Municipal de Defesa Social e a Acesf - Administração de Cemitérios e Serviços Funerários concluiu a instalação de um protetor perimetral em cima dos muros do Cemitério São Pedro, na região central. A ação faz parte do projeto “Monitorar para Proteger” desenvolvido pela secretaria nos prédios públicos municipais.
O dispositivo conta com sensores infravermelhos que funcionam 24 horas por dia e é ativado por movimento. Estes equipamentos estão conectados à central de monitoramento da Guarda Municipal.
De acordo com o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, a intenção é evitar invasões e furtos no cemitério.
O investimento do município foi de cerca de R$ 35 mil. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, a manutenção é responsabilidade da Secretaria de Defesa Social, por meio do setor de Tecnologia em Segurança.
O secretário de defesa social explica que as câmeras internas do cemitério ajudarão a identificar os suspeitos de cometer crimes. Para sair, o invasor terá que pular o muro ou o portão e assim que o sensor é ativado, um alarme toca na central de monitoramento da Guarda Municipal e uma viatura é encaminhada para verificar a possível ocorrência.
O superintendente da Acesf explicou que o sistema será analisado por pelo menos dois meses antes de ser solicitado para outros cemitérios urbanos da cidade, como o Jardim da Saudade na zona norte.