Museu Histórico de Londrina pode fechar as portas por falta de servidores
O espaço tem mais de 500 mil itens no acervo e recebe em média anualmente 45 mil pessoas.
O Museu Histórico de Londrina sem dúvidas tem o maior registro de Londrina e região desde que foi desbravada pelos ingleses, a riqueza da história armazenada é maior que possa se contar, são memórias de pioneiros, de professores, mestres e doutores, agricultores, donas de casa, comerciantes e muitas outras profissões que avançaram e permanecem vivas por causa do acervo.
Inaugurado pela UEL na década de 70 no porão do Colégio Hugo Simas no centro de Londrina, e logo depois em 10 de dezembro de 1987 mudou-se para a antiga estação ferroviária de Londrina.
Quem passa por ali sabe que o local além de rico em cultura é também um dos maiores cartões postais da cidade. Palco para eventos e exposições.
Quem estudou em Londrina em colégio público ou particular não pode ter deixado de passar por lá para aprimorar ou aguçar as histórias constadas em livros didáticos.
Essa riqueza toda pode estar perto de ter um fim e ser fechado ao público.
De acordo com a diretora do Museu, Regina Alegro, três setores podem fechar até o final do ano porque profissionais pediram aposentadoria. De 17 técnicos que atuam no acervo, hoje são cinco.
Regina ressalta que houve concurso há dois anos, e não houve substituição. Com o pedido de aposentadoria dos servidores atuantes o museu não conseguira se manter aberto, a resposta do governo do estado é que não há recursos.
O Museu Histórico de Londrina está em plena atividade apesar das limitações. Só no ano passado foram 39 eventos realizados e 9 exposições. 129 escolas visitaram o espaço e receberam aulas nas estruturas do prédio com explicações didáticas de cada canto do espaço. No total em 2016 mais de 45 mil pessoas visitaram o Museu.
O acervo do Museu tem mais de 500 mil peças.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI respondeu a nossa reportagem por meio de nota. “O Governo está empenhado para consolidar os ajustes propostos para que o Estado do Paraná mantenha o equilíbrio das contas públicas, e a partir disso, dar sequência aos processos de nomeação. Os protocolos com os pedidos de nomeação dos agentes universitários, aprovados em concursos públicos, para a UEL estão tramitando. Em agosto de 2015 foram nomeados 84 docentes para a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em maio de 2016, foram nomeados 94 agentes para o Hospital Universitário de Londrina, Recentemente, no dia 30 de junho de 2017 foram nomeados 15 agentes universitários para o Cine Teatro Universitário Ouro Verde.”