Mutirão da Saúde busca zerar fila de pessoas que aguardam por aparelho auditivo, em Londrina
. Quantidade de equipamentos ofertados aos pacientes quase triplicou, passando de 85 para 250 unidades distribuídas, mensalmente
A prefeitura de Londrina deu início, na manhã desta terça-feira (14), à terceira fase do Mutirão de Saúde Auditiva, em parceria com o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). Com esta nova etapa, o número de aparelhos auditivos ofertados ao público-alvo da ação vai passar de 85 para 250 unidades, todos os meses.
A expectativa do município é zerar a fila de pessoas que aguardam por um equipamento, como explica o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que esteve na sede da Instituição para o lançamento do mutirão.
A prefeitura deve investir R$ 130 mil, por mês, com a ação. O prefeito Marcelo Belinati também compareceu ao espaço, durante a manhã de terça-feira (14). Ele destacou a importância da iniciativa para os pacientes, contribuindo para uma melhora no bem-estar desta população.
A iniciativa da prefeitura, em parceria com o ILES, prevê ainda a realização de consultas, exames e acompanhamento da população atendida. Ivani Vaquero, presidente do ILES, comemorou o início do terceiro mutirão.
Ela explicou que há diferentes situações em que a pessoa pode precisar de um aparelho auditivo e disse que a parceria com o Município fortalece a busca por zerar a fila de demandas pelos equipamentos.
O valor destes aparelhos pode chegar a R$ 8 mil, aproximadamente. As etapas anteriores foram realizadas em 2018 e 2019. No entanto, com a pandemia do coronavírus, as atividades precisaram ser suspensas. Agora, o Município está analisando, inclusive, a retomada de mutirões de outras especialidades.