SEGUNDA, 31/03/2025, 15:39

Nível do Igapó 2 volta ao normal depois de vazamento que baixou água em mais de 1 metro

A partir de agora, a Prefeitura segue no projeto para solucionar de vez os vazamentos no local

Depois de uma semana de trabalho intenso para consertar emergencialmente o pior vazamento registrado no Lago Igapó 2, o nível da água voltou ao normal no local. A construção da ensecadeira, uma barragem natural, solução encontrada para o problema, terminou na última sexta-feira (28).

Agora, a Prefeitura espera ter tranquilidade para executar o projeto desenhado para o cartão-postal de Londrina. Segundo o secretário de Obras, Otávio Gomes, o próximo passo é a finalização do projeto, a cargo do engenheiro Carlos Costa Branco.

A ideia é que, ao fim das obras, o serviço não sirva somente para consertar os problemas, mas também trazer melhorias. A secretaria de Obras fala em transformá-lo em um “lago dinâmico”.

A ensecadeira instalada por conta do vazamento intenso é feita de rachões (pedras grandes) e moledo (pedras menores misturadas a terra). Ela já era parte do projeto maior, para a solução do problema.

No total, de acordo com a secretaria, foram mais de 50 caminhões de rachões e cerca de 20 de moledo para a construção da ensecadeira, necessária para que os técnicos da pasta possam trabalhar na recuperação da comporta rompida.

Por Rafael Sanchez

Comentários