Nível do Tibagi estabiliza, mas situação ainda é de alerta
Defesa Civil do Município informou que segue monitorando volume de chuvas e fazendo medições também no rio Jataizinho.
No novo boletim, divulgado no fim da tarde desta terça-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Jataizinho informou que o rio Tibagi segue com, aproximadamente, 2m acima de seu nível normal. Ainda de acordo com o órgão, o rio Jataizinho, que passa pelo perímetro urbano e é afluente do Tibagi, também não sofreu alterações nas últimas horas e continua 1,5m acima do nível.
A Defesa Civil do município informou ainda que, por enquanto, nenhuma família precisou ser retirada das áreas de risco e também não houve a necessidade de interditar vias. O coordenador do órgão, Rodolfo Brandão, ressaltou que os dois rios continuam sendo monitorados de perto, pelo menos duas vezes ao dia.
A única ocorrência desta terça-feira, conta o coordenador da Defesa Civil de Jataizinho, foi a queda de uma árvore em um carro, que, por sorte, estava sem ocupantes.
Rodolfo Brandão diz que a previsão é de mais chuva para os próximos dias e que, por conta disso, o cenário ainda é de alerta e as famílias que vivem nas áreas de risco precisam ficar atentas ao nível dos dois rios.
Ele conta que, há algumas semanas, os moradores das áreas de risco participaram de um treinamento para saber o que fazer em caso de inundação.
Rodolfo Brandão explica ainda que o monitoramento do nível das águas do Tibagi e do Jataizinho é feito pelas réguas de medição instaladas nos dois rios e pelos sistemas hidrológicos da Copel e do Simepar.