QUINTA, 03/12/2020, 16:29

No Dia da Pessoa com Deficiência, representantes de entidades pedem mais políticas públicas e oportunidades de emprego em Londrina

Apelo foi feito durante a sessão desta quinta-feira da Câmara de Vereadores.

A Câmara Municipal de Londrina abriu a sessão desta quinta-feira com uma homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente em todo o planeta em 3 de dezembro. A solenidade contou com a participação de representantes de entidades que têm feito a diferença em prol de pessoas com necessidades especiais na cidade.

O presidente da Associação dos Surdos de Londrina, Bruno José da Silva, fez um apelo aos vereadores pedindo para que a pessoa com deficiência tenha mais representatividade no município. Outro problema crônico, de acordo com ele, envolve a falta de oportunidades de emprego. Conforme Silva, pelo menos 120 pessoas com deficiência auditiva procuraram a associação nos últimos meses dizendo que não conseguem encontrar emprego em Londrina. É preciso, na avaliação dele, criar mais políticas públicas específicas para ajudar a equilibrar as oportunidades para as pessoas com deficiência. Ele citou também outros problemas recorrentes, como a falta de acessibilidade em diversos pontos da cidade e, especialmente aos surdos, a falta de profissionais capacitados para a leitura de libras em prédios públicos e privados.

A presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência em Londrina, Martinha Claretti Dutra, também falou sobre a importância do emponderamento das pessoas com deficiência para o combate à discriminação sofrida por elas na sociedade. Além do respeito do próximo, conforme ela, os londrinenses com necessidades especiais querem as mesmas condições de acesso às políticas públicas das demais pessoas.

Por Guilherme Batista

Comentários