No dia do aniversário de Londrina, prefeitura e entidades apresentam planejamento estratégico para próximas duas décadas
Entre prioridades do Masterplan, inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.
O resultado de 13 meses de trabalho, para elaboração do projeto que vai guiar os próximos 19 anos de desenvolvimento de Londrina, foi apresentado nesta sexta-feira (10), dia em que a cidade completa 87 anos.
O Masterplan é um planejamento estratégico. Por meio deste instrumento, são estabelecidas metas e caminhos para responder as demandas apresentadas pela cidade até 2040. Para elaboração do material, o projeto contou com a contribuição de quase mil londrinenses que participaram de entrevistas, pesquisas, reuniões e oficinas de trabalho, para definir os principais pontos a serem desenvolvidos.
Entre eles, educação de qualidade, sustentabilidade, segurança, inovação e eficiência. A partir destas metas, o Masterplan elencou 10 projetos como prioridade para o futuro da cidade.
Este conjunto de iniciativas é formado, por exemplo, pelo programa cidade inteligente, um plano integrado de desenvolvimento social, ações de revitalização e proteção de parques e áreas verdes, além da criação de centro integrado de operações e de um centro de convenções. Parte destes projetos já estão em desenvolvimento.
O prefeito Marcelo Belinati destacou o Masterplan como uma importante ferramenta para contribuir com o desenvolvimento de Londrina, através de ações que devem ser realizadas ao longo de diferentes gestões municipais
Apesar disso, ele avalia que a continuidade dos projetos nas próximas administrações é um dos principais desafios de execução no decorrer dos próximos anos.
O planejamento estratégico também é um aliado importante nas articulações com governo estadual. O secretário-chefe da Casa Civil Guto Silva, que esteve na cerimônia de entrega do Masterplan, afirmou que o material deve ajudar a conduzir os investimentos direcionados ao município.
Para Rodrigo Souza, diretor da Macroplan, empresa responsável pela elaboração do plano, a entrega dos resultados obtidos ao longo do projeto é o primeiro passo para o desenvolvimento do futuro da cidade. A partir disso, é possível dar início à etapa de execução das propostas prioritárias.
A iniciativa é uma parceria entre Poder Público e sociedade civil organizada. Mais de 30 entidades estão envolvidas no projeto, como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e o Fórum Desenvolve Londrina.