Novo balanço registra aumento no número de homicídios em Londrina, no primeiro trimestre de 2022
Apesar disso, crescimento está dentro da normalidade, já que indicador apresentou reduções nos anos anteriores.
A 10ª Subdivisão Policial de Londrina apresentou números relacionados a crimes registrados ao longo dos primeiros três meses desse ano. De acordo com os dados, a quantidade de mortes por homicídios na cidade registrou crescimento, em comparação ao mesmo período de 2021.
No ano passado, 10 pessoas foram mortas entre janeiro e março. Agora, este número subiu para 13 óbitos. O delegado-chefe da SDP Amarantino Ribeiro diz que os registros de anos anteriores apresentaram reduções. Por isso, uma estabilidade ou pequeno aumento no indicador relacionado aos homicídios era esperado.
Segundo o levantamento, das cinco cidades que fazem parte da subdivisão de Londrina, três não tiveram mortes por homicídio, neste ano. São elas, Cambé, Jataizinho e Tamarana. A cidade de Ibiporã registrou três óbitos neste primeiro trimestre. Uma morte a mais, quando comparado a 2021.
O delegado da divisão de Homicídios João Batista dos Reis diz que a maior parte dessas mortes ainda está relacionada ao tráfico de drogas e ressalta a importância do apoio da população, encaminhando informações e denúncias de forma anônima. Ele aponta ainda que as investigações estão sendo intensificadas.
Os dados que foram detalhados pela 10ª Subdivisão Policial indicam uma queda expressiva nos roubos a veículos, entre janeiro e março deste ano, com uma redução de 42%, aproximadamente, em comparação ao mesmo período do ano passado. No caso dos furtos a veículos, o recuo foi de 30%.
Por outro lado, o volume de crimes contra dignidade sexual apresentou um aumento de 29,7%. O levantamento também registrou um crescimento de 14,95% nos crimes contra o patrimônio.
No Paraná, 63% dos municípios não tiveram mortes por homicídio, nos primeiros três meses de 2022, conforme o balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Outros 21%, de todas as cidades do estado, registraram um caso do crime, durante o período.