QUARTA, 08/12/2021, 10:15

Novo ensino médio deve aproximar conteúdos escolares à realidade dos estudantes, avalia coordenadora pedagógica

Com aumento na carga horária e itinerários formativos, alunos podem aprofundar conhecimentos e optar por cursos técnicos

A partir de 2022, o chamado novo ensino médio começa a ser implementado em escolas públicas e privadas. A mudança vai trazer novidades no modelo educacional e na grade de disciplinas que são ensinadas aos alunos.

Com isso, as matérias passam a compor áreas de conhecimento, em vez de serem organizadas individualmente, como era até então. Ao todo são quatro setores que englobam linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Dentro destas esferas, estão inseridos os conteúdos regulares do ensino médio, como física, história e língua inglesa, por exemplo. Mas, a maneira como estes materiais serão apresentados deve ser diferente, como avalia a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Universitário, Rosa Maria Cardoso. Para ela, a mudança também deve possibilitar que os estudantes desenvolvam pensamento crítico e possam aplicar os conhecimentos em diferentes contextos.

As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática continuam obrigatórias. O modelo também prevê mudanças na carga horária dos alunos, passando de 4 para 5 horas diárias. Ao longo dos três anos de ensino médio, o tempo dedicado aos estudos deve totalizar três mil horas, divididas entre as disciplinas obrigatórias e o itinerário formativo, que consiste em uma área de conhecimento escolhida pelo estudante para se aprofundar, e que é outra das novidades do novo padrão.

Entre as formações que podem ser desenvolvidas nas escolas estão conteúdos voltados ao campo técnico e profissional. No entanto, a coordenadora avalia que é preciso propor reflexões antes de escolher qual caminho seguir.

Para ajudar nesta tarefa, Rosa Maria destaca um novo componente que vai integrar o currículo do ensino médio, o chamado projeto de vida. Segundo ela, a proposta com esse eixo de atuação é fortalecer as habilidades pessoais do aluno, por meio de orientações.

Por Victor Assis

Comentários