QUINTA, 04/03/2021, 19:08

Novo sistema inteligente vai permitir que iluminação pública seja controlada à distância

Inovação vai reduzir custos operacionais e proporcionar novas possibilidades para serviço. Primeiras unidades já foram instaladas na Avenida Santos Dumont e no distrito de Lerroville.

Com a proposta de desenvolver o conceito de “cidade inteligente”, a Sercomtel Iluminação começou a instalar o sistema de telegestão na iluminação pública de Londrina. O projeto possibilita que o consumo das luminárias seja mais eficiente e prevê que novas possibilidades possam ser aplicadas futuramente.

Os primeiros dispositivos foram instalados em luminárias de LED da Avenida Santos Dumont, na região leste da cidade. De acordo com o presidente da Sercomtel Iluminação, Cláudio Tedeschi, um dos principais diferenciais da tecnologia está na redução de custos operacionais.

Entre as inovações oferecidas pelo novo sistema, está a possibilidade da central de monitoramento da Sercomtel ajustar de maneira remota a intensidade das luzes, como também é possível medir o consumo de energia das unidades, além de analisar possíveis falhas nos equipamentos.

Além da Avenida Santos Dumont, o sistema de telegestão também foi testado no distrito de Lerroville. O presidente da companhia explica que a partir dos resultados obtidos, será avaliada a possibilidade de expandir o uso da tecnologia para outros pontos da cidade.

Segundo Tedeschi, a inovação é complementada pelo projeto da prefeitura que tem o objetivo de instalar lâmpadas LED em toda a iluminação pública da cidade. Com isso, a estrutura dos postes permite que novas aplicações sejam adotadas pelo sistema de telegestão, como o uso do equipamento para monitoramento de segurança e do trânsito urbano.

O presidente da Sercomtel Iluminação afirmou ainda que pretende apresentar a iniciativa para cidades vizinhas. Ele explica que é preciso uma estrutura de tecnologia de ponta para executar o projeto e que Londrina, por já desenvolver essas instalações, tem capacidade de estender o serviço para os municípios próximos.

Por Victor Assis

Comentários