Novos Pronto-Atendimentos Municipais de Londrina devem ter mais 6 meses de obras
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, um novo aditivo estendeu mais uma vez a previsão de entrega das unidades
Após atrasos na finalização das obras, os novos Pronto-Atendimentos Municipais (PAMs) em construção em Londrina devem ser entregues à população em até seis meses. A previsão é do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que esteve em Londrina na última terça-feira (30).
São três PAMs que terão atendimento 24 horas por dia em construção na cidade, nas zonas norte, sul e leste de Londrina. As ordens de serviço foram assinadas pelo governador Ratinho Júnior em fevereiro de 2024, com prazo inicial previsto de 10 meses de obras.
Um primeiro aditivo estendeu o prazo para novembro de 2025 devido à necessidade de adequação de projetos estaduais. Agora, segundo o secretário Beto Preto, as três unidades estão em fase de acabamento, e um novo aditivo de contrato estendeu o prazo de entrega em mais seis meses.
O investimento é de R$ 10,5 milhões do governo do Estado com contrapartida de R$ 5 milhões do município de Londrina.
O PAM 24 horas da zona norte ficará na avenida Saul Elkind, perto do residencial Vista Bela. Já o PAM da zona leste está situado na rua João Stringheta, no Jardim São Pedro. Na região sul, pronto-atendimento está sendo construído na avenida Guilherme de Almeida, ao lado da Praça da Juventude
Cada unidade terá 800 metros quadrados de área, com capacidade para realizar cerca de 2,1 mil atendimentos mensais de baixa e média complexidade. Eles vão oferecer consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, o governo do estado já autorizou a construção de um quarto Pronto-Atendimento Municipal em Londrina, na zona norte, que passará a contar com duas unidades do tipo. A obra ainda não tem prazo para começar.
Durante a visita à cidade, Beto Preto também confirmou que o Estado está elaborando projeto para ampliação do número de leitos de UTI no Hospital da Zona Norte, em Londrina. Segundo o secretário, serão 10 novos leitos a serem implantados na unidade que atende a cerca de 200 mil habitantes da região.