SEGUNDA, 04/09/2023, 19:30

Novos tótens de segurança começam a funcionar em Londrina

Equipamentos são resultado de parceria da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento com empresa privada e já começaram a operar em oito pontos da cidade.

Os novos toténs, instalados em oito pontos da cidade, já estão funcionando e são resultado de uma parceria da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento do Município com a empresa que criou o equipamento, muito semelhante ao que opera, desde agosto de 2022, na praça Dom Pedro, no Jardim Shangrilá.

Em janeiro desse ano, após o sucesso do teste com esse primeiro totem, a Secretaria de Defesa Social anunciou a ampliação do projeto. A princípio, a ideia era comprar equipamentos já existentes no mercado. Mas, a Prefeitura acabou optando por fechar a parceria, com algumas adaptações à realidade do Município. Entre os locais que já receberam o totem, o Anfiteatro do Zerão, a Praça da Bandeira,o Bosque Central e a Concha Acústica.

O diretor-presidente da CTD, Luciano Kühl, explica que os novos equipamentos têm tecnologia bem mais avançada que o modelo instalado na Praça Dom Pedro.

Além dos totens para as praças e outros espaços públicos, a CTD também desenvolveu um equipamento específico para ser instalado na porta das unidades municipais de ensino. Parte do projeto Escola Segura. O presidente da CTD conta que um deles já está funcionando, em caráter experimental, na Escola Municipal Melvin Jones, no Jardim Hedy, zona oeste de Londrina.

Segundo Luciano Kuhl, o equipamento tem comunicação, em tempo real, com a Central da GM, é menor, tem giroflex, botão de emergência e integra diversas tecnologias, entre elas a inteligência artificial.

Luciano Kuhl diz que o custo mensal de cada totem gira em torno de R$ 13 mil. No caso dos equipamentos desenvolvidos para as escolas, o valor fica próximo de R$ 11 mil.

Além dos totens, a Companhia desenvolveu um aplicativo, o CTD Escolar, para que professores e diretores das unidades acionem as forças de segurança em alguma situação de emergência. Em um eventual ataque, o aplicativo também dispara uma sirene de alerta.

Comentários