QUARTA, 28/07/2021, 18:00

Núcleo Regional de Educação quer aumentar número de estudantes em atividades presenciais

Com ampliação na capacidade das salas de aula, colégios estaduais têm estrutura para receber mais alunos para aulas no modelo híbrido.

O início do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino, trouxe mudanças. Até então, as atividades em sala eram realizadas com seis a sete alunos por vez. Mas com a ampliação da capacidade dos espaços, cerca de 15 estudantes podem participar das aulas de maneira presencial. O que corresponde a aproximadamente metade da turma atendida.

Este volume, no entanto, ainda não foi alcançado. Por isso, o Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), que abrange 19 municípios da região, tem buscado aumentar o número de estudantes que comparecem às unidades educacionais para as atividades.

Jéssica Pieri, chefe do Núcleo em Londrina, afirma que a adesão atual é satisfatória, mas avalia que a estrutura dos colégios é suficiente para atender mais pessoas. Ela destaca a importância da participação presencial para a formação dos alunos, mesmo em um momento de adaptação a novas modalidades de ensino.

Em Londrina, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), todas as 68 escolas da rede reabriram para a volta das aulas no modelo híbrido, na semana passada. A adesão ao formato é opcional, ou seja, os pais decidem se os filhos vão participar das atividades presenciais ou se permanecem no ensino remoto. Quem optar pela modalidade virtual pode acessar os materiais através de ferramentas digitais, como Google Meet, a plataforma Aula Paraná, além dos kits impressos.

As instituições de ensino seguem medidas de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara de proteção, distanciamento de 1,5m entre as carteiras, medição de temperatura da comunidade escolar e a disponibilização de álcool gel. De acordo com a plataforma da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 225 mil professores da Educação Básica do Paraná receberam pelo menos a primeira dose anti-covid.

O Núcleo Regional de Educação, que fica na avenida Maringá, 290, atende de segunda a quinta, das 8h às 18h. Na sexta, o expediente vai até às 14h. Pais e alunos podem tirar dúvidas pelo telefone (43) 3371-1370.

Comentários