QUINTA, 14/01/2021, 14:10

Nucria tem 1700 investigações em aberto em Londrina

Cerca de 80% dos processos são relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes

O volume de processos em andamento do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes é alto: são 1700 investigações em aberto em Londrina. De acordo com o levantamento do Nucria, além dos casos antigos em média 40 denúncias são feitas por mês. Cerca de 80% dos processos são relacionados à violência sexual.

A delegada Livia Pini lembrou que em 2020, mesmo no contexto da pandemia, 501 boletins de ocorrência foram abertos. Os casos mais graves pedem passagem e são colados no começo da fila.

No mesmo prédio do Nucria, funciona a delegacia do Adolescente Infrator. Segundo a delegada, o volume trabalho aumentou e a expectativa é liberação de mais escrivães aprovados em concurso público.

Além dos novos colaboradores, Livia Pini lembrou que está em andamento em Curitiba outra demanda que é o aumento do espaço físico, aguardando o aval da Secretaria de Segurança Pública.  Uma das propostas é ter espaço para perícia.

Por conta da suspensão das aulas presenciais, os casos de agressão registrados no Nucria caíram em 2020. Isso porque a pandemia dificulta a identificação dos crimes por professores que geralmente encaminham os casos ao conselho tutelar.

Em Londrina, o contato com o NUCRIA pode ser feito pelo telefone (43) 3325-6593. O horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.   Outros dois canais disponíveis ao público são o Disque 100 (Disque Denúncia Nacional) e o Disque 181, aberto para qualquer município do Paraná. As ligações são gratuitas para ambos os serviços, que funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

Por Guilherme Marconi

Comentários