Número de casos confirmados de dengue cai em Londrina, mas secretário de Saúde diz que ainda é cedo para falar em tendência para as próximas semanas
Treze mortes suspeitas por dengue são investigadas. E apesar de decreto municipal, até agora nenhuma multa foi aplicada a quem mantêm focos do mosquito nos imóveis.
Um número bem menor que na semana passada. O boletim da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, traz 720 novos casos da doença em Londrina. Número que revela uma redução significativa na comparação com as mais de 1.440 confirmações da semana passada. A cidade soma agora pouco mais de 6.500 casos de dengue no ano.
Mas, apesar da redução do número de confirmações e da queda na busca por atendimento nas unidades de saúde, o secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, diz que ainda não é possível falar em uma tendência de queda. Ele atribui os números ao trabalho dos mutirões e diz que a redução, consolidada, só deve vir nas próximas semanas, a partir de abril.
No total, 13 mortes por suspeita de dengue são investigadas em Londrina. Um dos casos foi o de Nathalia Soares Moreto, de 24 anos, que começou a passar mal na sexta-feira e depois de ser atendida na UPA do Jardim do Sol, no Hospital da Zona Norte e na UBS do Maria Cecília, acabou falecendo na tarde de terça-feira no HU. Ela chegou ao hospital às 11h, foi levada diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva, mas a família da moça fala em negligência.
O secretário afirma que, por enquanto, tem poucas informações sobre o caso, que ainda está sob investigação.
Em relação às multas para quem insiste em manter focos do mosquito nos imóveis, que teve decreto de regulamentação publicado na sexta-feira da semana passada, e começou a valer imediatamente, Machado afirma que até agora não houve aplicação de nenhuma multa.
Quem desrespeitar o decreto recebe uma notificação e tem 48 horas para resolver o problema. Se a situação persistir, o morador ou proprietário será multado em até R$ 300, a depender da quantidade de focos encontrados. Os reincidentes terão a punição dobrada.
Sobre a chegada do veneno para combater o mosquito aqui a Londrina, nenhum previsão por parte do Governo Federal, segundo o secretário. No sábado, o mutirão de limpeza da Prefeitura vai ser realizado no conjunto Parigot de Souza, na zona norte. O bairro que registrou maior redução das notificações, de acordo com o boletim semanal da Secretaria, foi o jardim Novo Amparo, também na zona norte.