Número de casos de Aids aumenta em Londrina principalmente em jovens de 20 a 29 anos
Teste rápido, conscientização e prevenção são as armas de combate a proliferação da doença.
Acompanhando a média do Brasil no aumento frequente do número de casos de pessoas com o vírus HIV infectada com Aids, Londrina teve de janeiro a junho de 2016, os testes realizados em Londrina totalizam 3.276 testes, desse número 84 são positivos em pessoas de 20 a 29 anos de idade do sexo masculino.
Os números começaram a subir em todo o país nos últimos 10 anos. Apesar de novos resultados de aumento em 2016, em anos anteriores como de 2014 para 2015 houve uma redução de 58%. Em 2014 durante o ano todo eram 84 novos casos da doença entre homens, enquanto em 2015 foram registradas 35 casos. No caso das mulheres, de uma no ao outro o número caiu de 32 para 12 infectadas.
Se compararmos 2015, os casos do ano todo, com o primeiro semestre desse ano os resultados assustam. O número de casos só no primeiro semestre desse ano é superior a 78%.
De acordo com a gerente do programa de DST, Aids, Ilda de Cássia Batistoti, os jovens precisam buscar mais conhecimento sobre a doença e cuidar, ou seja, se proteger porque aumentam muito os casos entre a faixa etária de 20 até 30 anos, principalmente. Além do HIV há aumento de Doenças Sexualmente Transmissíveis como a sífilis e a gonorreia por falta do uso de camisinha.
Ainda segundo a coordenadora do programa de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis em Londrina, as maiores ferramentas para combater a proliferação da doença e o aumento do número de casos inicialmente a prevenção, mas depois o importante é o infectado saber que está com a doença para que se conscientize dos cuidados e prevenções.
Uma das formas que a Secretaria Municipal de Saúde atender a população é com testes rápidos que estão em unidades básicas de saúde em diversas regiões.
Segundo dados do Ministério da Saúde entre 1980 e 2015, Londrina registrou 2.601 casos de Aids. Deste total, são 1.727 homens e 874 mulheres maiores de 25 anos.