SEGUNDA, 29/10/2018, 19:10

Número de clientes da Sercomtel despenca em 20 meses

Na banda larga, a queda foi de quase 6.500 clientes. A situação é ainda pior na telefonia móvel, apesar do Prefeito dizer o contrário. Prejuízo da empresa em 2018 deve passar dos R$ 8 milhões.

O número de clientes na telefonia celular, que em janeiro de 2015 era de pouco mais de 53 mil, saltou para 72 mil dois anos depois, em janeiro de 2017. Mas, a partir daí começou a despencar. Já em dezembro do mesmo ano, chegou a 68 mil, uma perda de quase quatro mil clientes. Em agosto passado, uma nova redução de quase quatro mil clientes, e a empresa chegou aos 64.500 consumidores. Ou seja, em 20 meses a Sercomtel perdeu quase 7.500 clientes ou 10% do que tinha.

Na banda larga, o problema se repete. Foram quase dois anos de bons ventos. Em janeiro de 2015, a empresa tinha pouco menos de 102 mil clientes, e em dezembro de 2016, chegou a 119 mil. Um crescimento de cerca de oito mil clientes. Mas em janeiro de 2017 começou a virada. Dos 119 mil clientes que tinha, a empresa passou para 117 mil em dezembro do mesmo ano. Mas, foi agora em 2018 que a Sercomtel mais perdeu clientes na banda larga, em oito meses, de janeiro a agosto foram quase quatro mil. No total, foram quase 6.500 clientes perdidos entre dezembro de 2016 e agosto de 2018.

No dia 15 de outubro, quando convocou a imprensa para apresentar o plano de recuperação da empresa, junto com a Copel, o prefeito Marcelo Belinati afirmou que a companhia estaria operando no azul e daria um lucro de mais de R$ 7 milhões anuais. O prejuízo, segundo Belinati, seria somente na área de telefonia móvel.

Informações levantadas pela reportagem da CBN Londrina revelam que as receitas da Sercomtel não são suficientes para cobrir as despesas anuais. Segundo nossa fonte, o balanço de 2018 deve fechar com um prejuízo de mais de R$ 8 milhões. E esse número só é possível em razão do parcelamento do ICMS, se não fosse isso seriam necessários R$ 30 milhões  para honrar compromissos como, por exemplo, salário e energia elétrica.

A falta de transparência é outro problema. A Sercomtel deixou de publicar seus balanços trimestrais no site. O último foi em dezembro de 2017. Até agora, os três balanços desse ano, de março, junho e setembro, ainda não foram divulgados.

Solicitamos uma entrevista à direção da empresa e destacamos os pontos a serem abordados, mas a empresa enviou apenas uma nota. No texto, a assessoria da Sercomtel informa que não tem obrigação legal de publicar os balanços trimestrais, apenas o balanço anual, até 30 de abril de 2019, e que a decisão foi tomada pela diretoria da empresa. A nota completa afirmando que a companhia não divulgará nenhum resultado até o fechamento dos números de 2018.

A empresa não comentou a queda no número de clientes, nem o prejuízo estimado para esse ano. Também solicitamos à assessoria de imprensa da Prefeitura uma entrevista com o Prefeito Marcelo Belinati, mas até o fechamento da reportagem não tivemos resposta. Em nota a assessoria de imprensa da Copel, segunda maior acionista da Sercomtel, informou que não iria comentar os números levantados pela reportagem da CBN Londrina.

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