TERCA, 16/11/2021, 18:04

Número de endividados em Londrina registra queda no mês de outubro

Para economista ouvido pela CBN, cenário é otimista, com geração de novos postos de trabalho e aumento das vendas.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) divulgou os números de outubro do Sistema de Proteção ao Crédito da entidade. De acordo com o balanço, a quantidade de londrinenses que se tornaram inadimplentes apresentou uma redução de 2% no último mês, quando comparado aos dados de setembro.

Apesar de o indicador vir apresentando melhora ao longo deste ano, o volume de consumidores que não conseguiram pagar as contas e acabaram sendo incluídos no cadastro segue acima de 14%, em relação ao mesmo período de 2020.

No entanto, de acordo com Marcos Rambalducci, economista e consultor da Acil, este percentual também pode estar ligado a uma maior atividade econômica registrada no município ao longo deste ano.

Segundo ele, a tendência de queda vem sendo observada há algum tempo, com a geração de novos postos de trabalho, o que possibilita uma certa programação para o pagamento destas dívidas. Rambalducci aponta que o cenário é mais otimista, também com a chegada do fim de ano. A entrada do 13º salário também tem um papel importante nesta expectativa, com uma parcela considerável de pessoas buscando quitar débitos com o dinheiro.

O economista considera ainda que o recuo dos índices da pandemia no estado também apresenta um reflexo, ainda que indireto, na redução do número de inadimplentes em Londrina. Com uma certa melhora no panorama epidemiológico, ele avalia que mais pessoas estão em busca de liquidar dívidas, para recuperar as condições regulares do consumidor.

Comentários