TERCA, 09/04/2024, 13:07

Número de homicídios cai 32% em Londrina no primeiro trimestre de 2024

Entre janeiro e março de 2023 foram registradas 16 mortes contra 11 no mesmo período deste ano 

As Forças de Segurança que atuam em Londrina (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Guarda Municipal) apresentaram nesta terça-feira (09), dados estatísticos da Operação conjunta Vida nos Bairros, realizada desde agosto de 2023.

O balanço aponta que houve uma redução de 32% no número de homicídios no primeiro trimestre de 2024 quando comparado com mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano foram registrados 11 homicídios contra 16 em 2023.

O delegado chefe da Polícia Civil, Fernando Amarantino explicou que a Operação passa por bairros escolhidos durante reunião entre os departamentos de inteligência das forças de segurança. A maior parte delas foi realizada no Vista Bela e São Jorge, na zona norte e no União da Vitória, na zona sul, locais com maior índice de homicídios e disputa de tráfico em Londrina.

De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil, a expectativa é terminar o ano com o mesmo índice de redução de mortes.

O balanço também apontou que houve aumento no número de homicídios em cidades menores da região como Jataizinho (4) e Cambé (3). Já em Ibiporã não houve registros de mortes.

O índice de resolução de crimes da delegacia de homicídios de Londrina passou de 70% enquanto a média nacional não passa dos 10%. Em 2023, dos 70 homicídios registrados, 60 foram solucionados.

O delegado João Reis apontou que a maior parte dessas mortes teriam sido causadas pelo envolvimento com o tráfico de drogas, o que dificulta o andamento das investigações.

As ações da Operação Vida nos Bairros continuam por tempo indeterminado.

Por Juliana Takaoka

Comentários