Número de incêndios ambientais aumentaram 25% neste último inverno
Com o fim do inverno na última sexta-feira (22), os bombeiros realizaram um balanço para contabilizar o número de incêndios registrados durante a estação, ao todo foram 96 incêndios em vegetação, contra 79 casos registrados no mesmo período do ano passado.
Os números representam crescimento de 25% nas ocorrências atendidas pelos bombeiros para incêndios em vegetações.
O balanço divulgado pelo 3º Grupamento dos Bombeiros, representado pelo capitão Renê Augusto Bortolassi de Oliveira, indica que, até este mês de setembro, foram registrados 178 incêndios em vegetações na área de atuação do grupo, que abrange 40 municípios da região. Os números assustam já que em todo o ano passado, foram 161 casos.
O capitão dos bombeiros, assemelha o aumento nos casos de incêndios ambientais nos últimos meses, com o aumento das temperaturas e a baixa umidade do ar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal causa do aumento dos incêndios é humana como focos iniciados por materiais inflamáveis, lixos jogados em terrenos abandonados, e claro, as queimas propositais para quem tenta realizar a limpeza dos quintais e varandas.
Em meio à presença de uma onda de calor, que levou Londrina a registrar máxima próxima de 40 graus nos últimos dias do inverno e nos primeiros dias da primavera, é necessária máxima conscientização por parte da população, além, do contato rápido com os bombeiros em caso de incêndios.
Em todo o estado do Paraná, em 2023, foram registrados até agora 4.803 casos de incêndios ambientais, um aumento de 27,81% comparado ao mesmo período do ano passado.